-
Arquitetos: Nobuo Araki
- Área: 66 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Shimizu Ken
- Uma casa com muro autoportante -
Situada numa área residencial de Setegaya, em Tóquio, o projeto é implantado no terreno entregando sua frente para o sul e situando um pátio posterior para o norte. Na frente da casa, há um muro autoportante de concreto que brinda privacidade à fachada de vidro principal, enquanto conserva a condição de abertura visual da residência.
O muro funciona de três maneira distintas. Primeiramente, e o mais importante, impede a vista direta para a rua. Segundo, o muro atua como uma porta para a área residencial, e ao mesmo tempo evoca, a partir de sua escala humana, a figura dos antigos acessos aos salões de chá japoneses. Por último, o muro gera um espaço intermediário que funciona como um pórtico aberto, de uso privado.
A área frente ao muro, pavimentada em concreto, serve como estacionamento onde diversas placas sobressaem a distintas alturas para criar barreiras, enquanto que um muro independente se dobra oferecendo proteção contra as intempéries para o estacionamento de bicicletas.
Desde o interior, os residentes podem desfrutar tanto das vistas desde o terraço para o sul, como as do pátio para o norte. Como não existem divisões no primeiro pavimento, a casa possui um caráter de abertura visual constante. Mesmo assim, a residência recebe iluminação natural durante o dia por diversas fontes: luz direta desde o sul, luz suave e difusa desde o norte e luz zenital desde uma claraboia situada na cobertura. A natureza destes três distintos tipos de luz que recebe a casa, faz com que o espaço interior seja modificado constantemente ao longo do dia.